Abertura do 24º Congresso Técnico AESabesp – Fenasan 2013

Data: 31/07/2013
A solenidade de abertura foi realizada na noite da segunda-feira, 29 de agosto, com a presença de vários expoentes do setor de saneamento ambiental, de gestores da esfera pública, de representantes de entidades do setor, de expositores e de associados da AESabesp, cuja maioria integra o corpo técnico da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), qualificada entre as 5 maiores empresas de saneamento em caráter mundial.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente da AESabesp, Reynaldo Young Ribeiro; pelo diretor técnico da AESabesp, Olavo Prates Sachs; pelo presidente do CREA-SP, Francisco Kurimori; pelo diretor de Tecnologia e Meio Ambiente da Sabesp, João Paulo Tavares Papa (representando a diretora presidente da Sabesp Dilma Seli Pena) e pelo secretário estadual de Recursos Hídricos e Saneamento, Edson Giriboni.

Registramos ainda nessa cerimônia as presenças dos diretores da Sabesp Luiz Paulo de Almeida Neto (Sistemas Regionais) e Paulo Massato (Metropolitano); dos assistentes executivos da Sabesp, Dante Ragazzi Pauli e José Aurélio Boranga; do presidente da Sindesam (Sindicato Nacional das Indústrias para Saneamento Básico Ambiental), Valdir Folgozi; do presidente da APECS (Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente), Luiz Roberto Gravina Pladeval; da presidente da ABEA , Keiko Kurimori; do vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros do Est.de São Paulo, João Carlos Gonçalves Bibbo; do vice presidente da ABRATT- Associação Brasileira de Tecnologia Não Destrutiva, Hélio Rosas, do diretoor da AAPS, Valdemar Venâncio, e demais representatividades.

O presidente da AESabesp Reynaldo Young Ribeiro abriu a solenidade saudando a todos presentes e lembrou que o Encontro Técnico e Fenasan é o resultado de um trabalho desenvolvido pela AESabesp há 24 anos, sendo que a cada gestão é aprimorado e ganha um alcance cada vez maior na esfera do saneamento nacional e internacional. Citou o congresso técnico como a grande referência de intercâmbio de conhecimento na esfera do saneamento e o propósito do tema de 2013 Energia para o Saneamento Ambiental”, como uma das discussões prioritárias no País. Em relação à Fenasan, com 220 parceiros expositores nacionais e internacionais e um público estimado em 17.000 visitantes, Young a definiu como um modelo de profissionalismo, disseminação de tecnologia e otimização de mercado, de forma pujante dentro do setor. Finalizando seu pronunciamento, o presidente afirmou que a AESabesp tem um compromisso com o setor de saneamento no Brasil, mais do que a difusão de tecnologia, traduzido em uma verdadeira missão de vida. Na sequencia, o diretor técnico da AESabesp e responsável pela Fenasan, Olavo Sachs Prates, apresentou ao público presente todos os dados da Feira e do Congresso em 2013.

O presidente do CREA SP, Francisco Kurimori, saudou a todos e aludiu a AESabesp como uma entidade motivadora de orgulho para os engenheiros e técnicos de uma forma geral. Na ocasião, ele também elogiou os serviços da Sabesp, principalmente em relação aos municípios universalizados e discorreu sobre o movimento de dissidência de entidades dos profissionais arquitetos do Conselho, colocando-se desfavoravelmente à reserva de mercado, principalmente na operação de setores básicos para a comunidade como o saneamento.

O diretor de Tecnologia e Tecnologia e Meio Ambiente da Sabesp, João Paulo Tavares Papa, em nome da diretoria da empresa, elogiou a AESabesp e o trabalho do presidente Reynaldo na condução desse importante evento, “que impressiona pela qualidade e capacidade de atuação dentro dos temas abordados, principalmente com foco na valorização dos recursos naturais”. Na oportunidade, Papa também falou do momento de incerteza no cenário nacional, no qual a Sabesp se preocupa em garantir a qualidade do seu atendimento, mas requer o apoio da união, principalmente sem uma tributação tão excessiva para a operação de um serviço essencial à sociedade, como o tratamento de água e o esgotamento sanitário.

Encerrando a solenidade, o secretário Edson Giriboni endossou as palavras do representante da Sabesp e afirmou que a população tem consciência da necessidade de um saneamento de qualidade e citou as dificuldades de muitos municípios não operados pela Sabesp, ao enfrentarem sérios problemas relacionaos às condições de saúde e a qualidade de vida de suas populações. Em relação ao Congresso Técnico e Fenasan, promovidos pela AESabesp, afirmou ser uma das ações mais importantes do presente para a definição do futuro do setor.

Durante a solenidade ainda houve a elogiada apresentação do Hino Nacional Brasileiro, realizada pela Orquestra Paulistana de Viola Caipira-OPVC, regida pelo maestro Rui Torneze . Trata-se de um projeto social que arregimenta trabalhadores e estudantes, com incentivo à participação de componentes da terceira idade, para orientação musical e aprimoramento gratuito de suas habilidades como violonistas.

Na solenidade de abertura, todos foram convidados a participarem de um coquetel de abertura, oferecido pela AESabesp, onde a Orquestra Paulistana de Viola Caipira continuou a sua apresentação.




< voltar